Artigo produzido :Patrícia Lucas
Logística é definida como o conjunto de atividades que tem por objetivo a colocação de um produto a um menor custo, em um determinado lugar e há tempo de atender a demanda.
Engloba a área de gerenciamento do fluxo físico, a qual inicia com o fornecimento de matéria-prima e termina com o produto final. A logística administra o local de estocagem, níveis de inventário, sistemas de informações, transporte e armazenagem do produto.
Atualmente a logística passa por um desafio. Com as operações de comércio exterior, a necessidade de produzir e distribuir produtos ao mundo todo, é um dos quesitos para de se firmar novos mercados. O comércio internacional é uma realidade, e as organizações devem-se adequar. Assim, o sistema de logística deve possuir a capacidade de controlar todo o processo em conjunto com os departamentos de marketing, financeiro e produtivo.
A logística é composta por vários sistemas interdependentes, indiferente a cada organização, que normalmente são:
- Suprimentos;
- Produção;
- Transporte;
- Armazenagem de matérias-primas e componentes;
- Inventário;
- Gerenciamento de pessoal;
- Finanças /Administração;
- Marketing;
- Embalagem protetora;
- Planejamento e administração de centros de distribuição.
Uma das suas principais características, atualmente, é a crescente complexidade operacional. O aumento da variedade dos produtos, entregas mais freqüentes, menores tempos de atendimento, menor tolerância a erros de separação, pedidos e pressões para reduzir os níveis de estoque, são alguns dos principais aspectos da complexidade, os quais refletem-se no custo logístico.