quarta-feira, 22 de maio de 2013

CONSUMO, ECONOMIA E ESTUDOS CULTURAIS.


CONSUMO, ECONOMIA E ESTUDOS CULTURAIS.
João Batista Portella Pereira. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise exploratória inicial com referência ao ato do consumo, estabelecendo conexões entre o campo dos Estudos Culturais e da Ciência Econômica. Visa identificar conceitos do ato de consumir do ponto de vista dos dois campos do saber e de que forma eles se enquadram na modernidade líquida e nos processos de significação, representação, identidade e governamento da sociedade moderna, refletindo-se no processo educacional.
Quando me refiro a uma análise exploratória inicial, é importante contextualizar o presente trabalho. Ele surge das indagações e inquietações provocadas pela visão dos Estudos Culturais sobre um tema da minha formação acadêmica, Economia, o consumo. Serve tanto a este propósito como também cumprir o processo de avaliação da disciplina de Ciências, Tecnologia e Currículo do Mestrado em Educação da Universidade Luterana do Brasil que curso há um semestre. Evidente esta, que este trabalho, só pode ser inicial, exploratório, permeado pela busca da definição de um tema para a dissertação de mestrado.
Para tanto, utilizo autores que tratam da Teoria Econômica, em duas vertentes: livros indicados em disciplinas de Teoria Econômica, como Economia Brasileira Contemporânea de Gremaud et all, Economia em Contexto de Kennedy, Economia de Wessels, Introdução à Economia de O’Sullivan et all, Manual de Economia de Pinho-Vasconcellos (Orgs.), Introdução à Economia de Rossetti,e alguns clássicos da ciência econômica, como Adam Smith, Jean-Baptiste Say, Keynes e Veblen. Esclareço este ponto para, mais uma vez, marcar o sentido exploratório inicial. Minha revisão de literatura é restrita a estes enfoques não tendo atingido ao “estado da arte” -Alves-Mazzotti (2002). Quanto aos Estudos Culturais a base são as obras de Baumann – Vida para Consumo; 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno e Modernidade Líquida, além dos textos distribuídos nas disciplinas cursadas no Mestrado, aliados a obra de Livia Barbosa e Colin Campbell (Orgs.), Cultura, Consumo e Identidade....................continuar lendo na integra..



Nenhum comentário:

Postar um comentário