CONSUMO,
ECONOMIA E ESTUDOS CULTURAIS.
João
Batista Portella Pereira. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
O presente trabalho tem por objetivo
fazer uma análise exploratória inicial com referência ao ato do consumo, estabelecendo
conexões entre o campo dos Estudos Culturais e da Ciência Econômica. Visa
identificar conceitos do ato de consumir do ponto de vista dos dois campos do
saber e de que forma eles se enquadram na modernidade líquida e nos processos
de significação, representação, identidade e governamento da sociedade moderna,
refletindo-se no processo educacional.
Quando me refiro a uma análise
exploratória inicial, é importante contextualizar o presente trabalho. Ele
surge das indagações e inquietações provocadas pela visão dos Estudos Culturais
sobre um tema da minha formação acadêmica, Economia, o consumo. Serve tanto a
este propósito como também cumprir o processo de avaliação da disciplina de
Ciências, Tecnologia e Currículo do Mestrado em Educação da Universidade
Luterana do Brasil que curso há um semestre. Evidente esta, que este trabalho,
só pode ser inicial, exploratório, permeado pela busca da definição de um tema
para a dissertação de mestrado.
Para tanto, utilizo autores que tratam
da Teoria Econômica, em duas vertentes: livros indicados em disciplinas de
Teoria Econômica, como Economia Brasileira Contemporânea de Gremaud et all,
Economia em Contexto de Kennedy, Economia de Wessels, Introdução à Economia de
O’Sullivan et all, Manual de Economia de Pinho-Vasconcellos (Orgs.), Introdução
à Economia de Rossetti,e alguns clássicos da ciência econômica, como Adam
Smith, Jean-Baptiste Say, Keynes e Veblen. Esclareço este ponto para, mais uma
vez, marcar o sentido exploratório inicial. Minha revisão de literatura é
restrita a estes enfoques não tendo atingido ao “estado da arte” -Alves-Mazzotti
(2002). Quanto aos Estudos Culturais a base são as obras de Baumann – Vida para
Consumo; 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno e Modernidade Líquida, além dos
textos distribuídos nas disciplinas cursadas no Mestrado, aliados a obra de
Livia Barbosa e Colin Campbell (Orgs.), Cultura, Consumo e Identidade....................continuar lendo na integra..
Nenhum comentário:
Postar um comentário