segunda-feira, 10 de junho de 2013

Por JESSICA VIGO DOS SANTOS

Geração de PIB per Capita
O PIB per capita é o segundo maior do estado, superando a média do mesmo no ano de 2010 em 2,16 vezes. Nos últimos quatro anos a variação total do mesmo foi na ordem de 77,39%. Porém os maiores acréscimos se deram na entre 2008 e 2009, sendo na faixa de 29,87%.

Renda
Observa-se que a remuneração média masculina é maior na indústria e no comércio. No setor de serviços há quase que equiparação dos mesmos, na média dos anos analisados, enquanto na agropecuária a remuneração feminina é maior que a masculina.
.Porém, na construção civil ocorreram os maiores aumentos de ganhos, isso em função dos programas governamentais tais como PAC e Minha Casa, Minha Vida que levaram a aumentos na demanda por mão de obra no setor.
O setor que tem as maiores remunerações é a indústria. Já o único setor que teve queda nas remunerações médias foi o setor de serviços, em função da migração da oferta de mão de obra para os mesmos, tendência mundial.

Flutuação de empregos
Em relação às variações, a construção civil foi o setor que mais teve aumento nas vagas, tendo seu maior aumento no ano de 2010. Já a administração pública foi o setor que teve as maiores variação negativas, tendo sua maior queda no ano de 2011, e recuperação em 2012.

Índice de Gini
 Índice de Gini tem denotado que a desigualdade de renda tem sido média durante o período, observa-se que houve concentração de renda entre os anos de 2000 e 2003, havendo recuperação na ultima medição em 2010.

Evolução do Emprego por setor

Como um todo durante o período foi gerado 9853 postos de trabalho formal durante o período. Desta forma em termos totais o setor que gerou mais vagas e possui o maior contingente de trabalhadores é o setor de serviços. Há ainda de se considerar que o comércio tem aumentado sua importância na geração de postos enquanto a indústria apesar da variação tem diminuído sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário