segunda-feira, 10 de junho de 2013

De: Fernanda Raupp e Paula Bernardes


Aspectos Econômicos – Município de Canoas

            A cidade de Canoas foi fundada de 1939, é vizinha da capital de Porto Alegre e possui o maior PIB gaúcho. O crescimento econômico de Canoas começou a partir de 1945 com o fim da Segunda Guerra Mundial.
Além de numerosas indústrias, instalam-se no município a Base Militar da V Zona Aérea e a Refap, impulsionando o desenvolvimento da cidade. Hoje Canoas é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, como a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Springer Carrier e AGCO do Brasil, além de nomes fortes nos ramos de gás, metal-mecânico e elétrico.
            Decidimos fazer uma pequena análise do município de Canoas, pois a ULBRA – Universidade Luterana do Brasil esta instalada na cidade e por sermos moradoras e apreciadoras da região.


ÍNDICE DE RETORNO DE ICMS

Observar-se que tivemos uma diminuição do retorno de ICMS em 2001, em relação ao comparativo 2009/2010. Reforçando que ainda não conseguimos alcançar o índice de 2007 onde tivemos participação de 5,21%.

            É relevante comentar a importante função deste indicador, pois o mesmo no estado do RS é um forte instrumento para diminuição das desigualdades regionais.



GRAU DE ABERTURA

            O grau de abertura no ano de 2012 teve um pequeno aumento em relação ao ano de 2009 (↑ 2,81%), mas longe ainda do resultado de 2008.
            Este pequeno aumento é reflexo do ano pouco favorável economicamente tanto para o município de Canoas, como para todo o Estado. Sendo isso um reflexo também do mercado externo.
            Vale lembrar que este índice demonstra a relação entre exportação e Importação com relação ao PIB.




Fontes:
Valor do Produto Interno Bruto (PIB) Fundação de Economia e Estatística RS
Valor das exportações Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Valor das importações Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


BALANÇA COMERCIAL

Dizemos que a balança comercial está favorável, quando este exporta mais do que importa, do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. A Balança Comercial no ano de 2012 fechou negativa assim como nos anos anteriores, este indicador, historicamente em Canoas importa mais do que exporta.
Observasse também uma redução na atividade economia no município no período, o que justifica o resultado negativo menor em comparação com os anos anterior. Porém observa-se um equilíbrio maior na balança comercial em 2012.





Fontes:
Valor das importações em US$ Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Valor das exportações em US$ Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


GRAU DE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
           
O grau de independência financeira mantém uma média histórica de 20%, apesar de algumas oscilações ano contra ano. Com crescimento semelhante entre as receitas próprias e as transferências correntes do estado e da União. Entende-se por receitas próprias aquelas que o Município arrecada diretamente através de seus impostos cobrados pelo estado e pela União (ICMS, IPA, IPI, Imposto de Renda) e que retornam aos Municípios a partir de percentuais pré-definidos.
 Entre 2007 e 2009 o indicador apresentou leve queda com variação de 5% ano contra ano. Em 2010 destaca-se um aumento (positivo) significativo de 28%. No ano de 2011 é possível analisar uma oscilação negativa de 4% seguida neste último ano de 2012 de 9%.
É importante destacar que as transferências correntes refletem o desempenho da economia municipal, com aumento do retorno de ICMS, IPVA (que reflete o crescimento da frota de veículos) e do Fundo de Participação dos Municípios (compostos principalmente pelo IR e IPI).
O trabalho do município para ampliar a sua base de arrecadação e assim diminuir relativamente sua dependência das transferências governamentais não significa apenas a cobrança de mais impostos da população, e sim a elaboração de uma política fiscal eficiente e responsável, a partir da qualificação da máquina pública, visando uma distribuição mais justa do esforço de financiamento em nível municipal.
Destaca-se um crescimento constante no total de receitas próprias dos últimos três anos de em média 19% o que possibilita ao município a capacidade de investimento para o desenvolvimento de políticas que melhorem a qualidade de vida de toda a sua população.



Fontes:
Transferências Correntes Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas do Tribunal de Contas do Estado do RS
Receita Total Própria, Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas do Tribunal de Contas do Estado do RS. 

Um comentário:

  1. Oi Cristian, agora que conheci o blog, muito boa a idéia! Só tem que corrigir a ortografia deste texto! Vou continuar acompanhando ;)

    ResponderExcluir