segunda-feira, 10 de junho de 2013

Por: Letícia Klug Duarte

Saúde

Condições de saúde da população

Taxa de Mortalidade Infantil
A mortalidade infantil está associada à educação, ao padrão de renda familiar, ao acesso aos serviços de saúde, à oferta água tratada e esgoto e ao grau de informação das mães.
Aproximadamente 70% das mortes de recém-nascidos ocorrem por causas evitáveis, entre elas, falta de atenção adequada à mulher durante a gestão, no parto e também ao feto e ao bebê.
Houve um declínio da taxa de mortalidade infantil em Canoas em 2012, a queda foi de 52,34% em relação ao ano anterior. O resultado deste declínio pode estar relacionado ao aumento da cobertura do pré-natal, ampliação dos serviços de saúde, melhoria das condições ambientais, aumento da escolaridade das mães e das taxas de aleitamento materno.

Taxa de mortalidade de menores de cinco anos
Em 2012, a taxa de mortalidade de menores de cinco anos foi de 7,73%, apresentando uma acentuada queda em relação a 2011 em que a taxa era de 16,01%.
A mortalidade infantil está relacionada às condições de vida, sociais e econômicas de uma população. Essa redução da mortalidade pode estar relacionada à ampliação dos serviços de saneamento básico e ao aumento das campanhas de vacinação nesta faixa etária, como a Campanha Nacional de Multivacinação, em que as crianças menores de 5 anos eram o público alvo para a ação.

Cobertura vacinal com Tetravalente
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, a queda na cobertura vacinal com Tretavalente de 2012 em relação a 2011 foi devido à substituição desta vacina pela Pentavalente (vacina que protegerá contra hepatite B e as doenças que já eram combatidas pela tetravalente). Essa mudança ocorreu visando melhorar as perspectivas de cobertura e procurando garantir que as metas de imunização sejam cumpridas para todas as faixas etárias.

Coeficiente de mortalidade geral
O coeficiente de mortalidade geral mede o risco de morte em determinada população em certo período de tempo. Apesar de este coeficiente não distinguir faixa etária, sexo e causa da morte, pode ser compreendido como um indicador social, pois quanto melhores as condições de vida, menor a taxa de mortalidade e maior a esperança de vida.

Percentual de crianças com baixo peso ao nascer
A baixa escolaridade materna e a renda familiar podem ser determinantes para o nascimento de crianças com baixo peso, além da utilização de serviços de saúde com uma assistência pré-natal inadequada.
A proporção de crianças com baixo peso ao nascer corresponde a um dos indicadores básicos para o monitoramento do alcance das metas de desenvolvimento do milênio. A meta é reduzir o percentual de crianças com baixo peso ao nascer para 5,1 até 2015, em 2012 Canoas apresentou 9,22%.

Proporção de nascidos vivos de mães adolescentes com até 19 anos de idade
Constata-se um aumento na taxa de fecundidade em adolescente até 19 anos. Em 2012 Canoas apresentou 16,17% na proporção de nascidos vivos de mães adolescentes com até 19 anos.
O aumento do indicador de gravidez na adolescência pode ser resultado da baixa escolaridade e falta de informação das adolescentes, e este fator também contribui com o aumento do percentual de crianças com baixo peso ao nascer.

Cobertura Assistencial Ambulatorial
Observa-se que a cada ano que passa tem aumentado o número de consultas médicas anuais por habitante, em 2012 chegou a 3,11 o número de consultas por habitante. Este fato indica que houve um aumento na oferta de serviços assistenciais à população no município.

Taxa de Internação por Drogadição
A internação por drogadição ainda é um desafio para a sociedade, sendo que o consumo de álcool e outras drogas continuam aumentando. Em 2012, houve uma queda na taxa de internação por drogadição apresenta um percentual de 7,8, mesmo com a oferta de serviços especializados e adoção de políticas voltadas à atenção a dependentes químicos.
Percebe-se a necessidade de prevenir e tratar a questão da dependência química, considerando que o surgimento de novas drogas torna-se um desafio para os profissionais de atendimento nesta área.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário