segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Os próprios esquemas de ponzi não são o verdadeiro problema.




   
  Surpresa, Bitcoin, Blockchains e criptografia. Estávamos a meio da discussão quando me fizeram uma pergunta sobre a proliferação de golpes de investimento da Bitcoin e esquemas rápidos e rápidos e como isso afeta os investimentos.

     Mesmo quando eu estava prestes a dar a minha resposta usual de como esses esquemas são horríveis, como devemos educar as pessoas sobre os perigos de se juntar a eles, etc.,

     Tive uma reflexo pensamento repentina e me surpreendi respondendo:Os próprios esquemas de ponzi não são o verdadeiro problema.

     Você vê, esses esquemas rápidos não são o problema, mas são os sintomas de um problema muito e maior. O problema real é que a maioria das pessoas praticamente não possui oportunidades de investimento no mundo das finanças de hoje, tal como o conhecemos.

     Isso é absolutamente verdade para países como Brasil, e também para a maioria dos países em desenvolvimento do mundo.

     As pessoas com  pequenos rendimentos mensais que são suficientes em conseguir economias pequenas, são punidas com a inflação e o aumento dos preços dos bens e serviços. Eles estão frustrados, e eles olham para qualquer coisa que possa oferecer uma saída para a corrida de ratos. Eu argumentaria que as pessoas que se juntam aos esquemas ponzi estão bem conscientes dos riscos, e alguns, mesmo que voluntariamente, participam sabendo que é uma farsa, com a esperança de que eles ganhem um pouco mais de dinheiro antes de sair à custa de um maior, mais tolo desesperado. É triste, mas é verdade.

     Essas pessoas estão ansiando por oportunidades e trabalharam arduamente para ter uma quantidade modesta de capital. Problemas são, a maioria não se qualifica para um empréstimo bancário para iniciar uma empresa. Eles são ignorados por todos os conselheiros financeiros, todos os corretores de ações, todos os gestores de fundos mútuos, porque eles "apenas" têm R$ 250 ou menos de sobra. A chance de eles poderem participar de um mercado de futuros ou bolsa de valores é praticamente zero.

      Bitcoin e criptografia representam uma grande mudança na forma como as pessoas podem investir e comercializar mercados de capitais globais. Ele abre mercados e elimina muitas barreiras de entrada para permitir que todos participem livremente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário