terça-feira, 7 de maio de 2013

Por JESSICA VIGO DOS SANTOS



O Consumo no Brasil

O consumo é o agregado mais importante na formação do Produto de um país, tendo em vista, que no
Brasil, por exemplo, este chega a ser 70% do PIB nacional. O primeiro economista a se dar conta da importância do consumo na formação do produto foi Keynes.

No Brasil, após a estabilização econômica provinda do Plano Real, e em decorrência do aumento dos salários mínimos acima da inflação ocorreu uma explosão do consumo e surgimento de uma classe de consumidores ampla, denominada de classe C.

Esta nova classe de consumo, teve ganhos reais maiores que a produtividade. Este fato aliado ao deficit de investimento no país é gerador de constantes pressões inflacionárias no país.
Tendo em vista, que o governo federal emite títulos para financiar seu déficit a única alternativa para a contenção dessa pressão inflacionária é a taxa de juros.

Além disto, há o endividamento das famílias que com a expansão do crédito e queda da taxa de juros apartir da estabilização da moeda aumentou bastante chegando ao patamar de 43,42% no não de 2012.
O consumo das famílias é crescente, porém é necessário que ocorram politicas econômicas que propiciem que este aumento tenha impacto positivo sobre o produto, e para que haja crescimento no país como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário