segunda-feira, 22 de dezembro de 2014





O Processo de Internacionalização Produtiva das Multinacionais Brasileiras

Por Andréia Ribeiro Dias

RESUMO
Atualmente as negociações mundiais estão mais em evidência, o processo de
internacionalização produtiva é um tema muito abordado na mídia. Este artigo visa
apresentar os pontos fortes e fracos do processo, os motivos da busca por
mercados mais atrativos por parte das empresas que desejam continuar crescendo
independente da situação econômica de seu país de origem e as estratégias
adequadas para cada fase de negociação no mercado internacional. Para melhor
ilustrar essas análises são utilizados os paradigmas OLI (ownership, location and
internalization) de Dunning e LLL (linkage, leverage and learning) de Matthews, que
descrevem quais as vantagens necessárias para a empresa obter êxito na
internacionalização.

Palavras-chave: Internacionalização produtiva, empresas brasileiras, Dunning,
Matthews
.
ABSTRACT

Currently the global negotiations are more in evidence, the productive
internationalization process is a topic much discussed in the media. This article aims
to present the strengths and weaknesses of the process, the reasons for the search
for more attractive markets by companies who wish to continue to grow regardless of
the economic situation of their country of origin and the right strategies for each
negotiation in the international market. To better illustrate these analyzes the OLI
paradigms are used (ownership, location and internalization) of Dunning and LLL
(linkage, leverage and learning) Matthews, describing what the necessary
advantages for the company to achieve successful internationalization.
Key-words: Productive internationalization, Brazilian companies, Dunning,
Matthews.

Para continuar lendo clique 
Continuar Lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário