terça-feira, 7 de maio de 2013

Por LETICIA KLUG DUARTE

Consumo

Em 2012, o único setor que apresentou crescimento na economiabrasileira foi o setor de serviços. Segundo Roberto Olinto, coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento dos serviços foi beneficiado pelo consumo das famílias, que em 2012, registrou alta de 3,1%.
“Os serviços têm uma conexão forte com renda e consumo. O impacto do crescimento é do consumo das famílias que demandam serviços”, disse Olinto.

O governo tem aumentado o gasto público para estimular a economia, aumentando a criação de postos de trabalho e incentivando o consumo, com a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, eletrodomésticos, móveis e materiais de construção. Porém estas medidas não impulsionaram o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e não são sustentáveis a longo prazo.

Com o emprego crescendo estimulado pelo consumo, aumenta a demanda por produtos.Estes fatos devem ocorrer acompanhados de melhoria na produtividade, para não inviabilizar a competitividade industrial, acentuando desequilíbrios de preço e gerando inflação. Porém estas melhorias na produção não têm ocorrido na proporção do aumento da demanda.

Com o dólar acessível, a indústria pouco competitiva e as facilidades do transporte aéreo, muito brasileiros conseguem comprar no exterior a mesma quantidade de produtos, mas com menor preço. Este consumo de brasileiros no exterior preocupa o governo.

Segundo Robson Braga, presidente da CNI, não se sustenta crescimento apenas com o consumo, que tem certa limitação. Às vezes, tem importância para alguns setores, como o automotivo. Houve aumento do consumo, mas não dos investimentos no setor.

O crescimento econômico impulsionado pelo consumo está estagnado.É preciso aumentar o ritmo dos investimentos, investimentos em inovação e qualificação da força de trabalho, em equilíbrio com o consumo das famílias. Desta forma a economia poderá avançar.



Referências Bibliográficas:

Abdala, Vitor. Beneficiado pelo consumo das famílias, setor de serviços é destaque da economia brasileira.Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 24 de abr 2013.
Branco, Mariana. Crescimento do PIB brasileiro depende do cenário externo e de estratégia de longo prazo. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 24 de abr 2013.
Costa, Ana Clara. Emprego: o fenômeno que poderia mudar o Brasil – mas não mudou. Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 24 de abr 2013.
Froufe, Célia. Consumo externo de brasileiros preocupa governo. Jornal Online Terceira Via. Disponível em: http://jornalterceiravia.com.br. Acesso em: 24 de abr 2013.
Lima, Daniel & Máximo Wellton. Desempenho da economia em 2012 foi frustrante. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 24 de abr 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário