segunda-feira, 25 de junho de 2018

INDÚSTRIA BRASILEIRA DESINDUSTRIALIZAÇÃO


  RENATA ALVES SCHAEFFER


3.  INDÚSTRIA BRASILEIRA E OS RECURSOS NATURAIS

A prosperidade econômica e social de um País tem grande dependência do nível de industrialização daquela nação, para isso, é necessário investimentos em indústria de transformação. Nos últimos anos, o Brasil tem apresentado decrescentes índices de representação econômica da indústria e tem elevado a dependência da exportação de commodities, com isso, o País entra em um processo de reprimarização. Para uma análise do possível fluxo da economia brasileira este capítulo tenta apresentar os principais motivos que levam a redução da capacidade industrial desta nação.

3.1. DESINDUSTRIALIZAÇÃO

            Nas pesquisas de Kaldor (1980) sobre organização industrial, observou-se externalidades positivas que provém dos investimentos e prosseguimentos tecnológicos da indústria que refletem em um aumento de renda per capita gerado pela maior produtividade. Trata–se de um fator positivo para a correlação no crescimento da renda e do emprego. Logo, se obtêm a importância da participação industrial no PIB para o processo de atualização das economias em desenvolvimento, que através de estudos empíricos tem sustentado a credibilidade do setor industrial como peça fundamental do crescimento econômico. Durante este capítulo não será abordado à viabilidade da “Lei de Kaldor”, pois a mesma não agrega para formação da explicação do processo de desindustrialização, apenas impulsiona a importância da indústria no crescimento econômico. (SILVESTRE, 2016).
            Para Oreiro (2009), o fluxo da desindustrialização, não interfere no processo, de modo abrangente, no elevado crescimento da produção na indústria em termos físicos. Considerando que uma economia entra em processo de desindustrialização quando o setor industrial deixa de ser o fator gerador de empregos ou de valor adicionado na economia. Quando a desindustrialização está correlacionada à pauta da exportação, não necessariamente está ligada a um processo de reprimarização, podendo ser uma maior atuação econômica de produtos com elevada essência tecnológica e maior valor adicionado na pauta de exportação. Não obstante, se a desindustrialização estiver vinculada à reprimarização os motivos podem ser ocasionados por uma apreciação da taxa real de câmbio, geralmente ocasionada pela descoberta de recursos naturais extintos em determinada área ou País. Este fato pode ser considerado como um sintoma da Doença Holandesa.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário